quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

LIONS E OS PRINCÍPIOS DE BOM GOVERNO



Lions e os princípios de bom governo


Um dos mais importantes compromissos assumidos por todos os que integram o Movimento Leonístico é o cumprimento dos objetivos de Lions Internacional.
Em todos os países, em idiomas e formalismos diferentes, homens e mulheres ao assumirem o compromisso de participar da entidade, prometem cumprir rigorosamente os objetivos e o código de ética.
A Associação Internacional de Lions Clubes mantém há mais de 80 anos, os mesmos objetivos e, dentre eles, está inserido o dever de "incentivar os princípios de bom Governo e boa cidadania".
Em nosso País vemos extraordinários trabalhos comunitários feitos pelos Clubes, nas mais variadas áreas: cultura, educação, saúde, assistência social, intercâmbio internacional, apoio à juventude, etc.
Não temos visto nesses últimos anos, fóruns ou debates sobre a governabilidade brasileira, quer na esfera municipal, na estadual ou na federal.
Os dois grandes veículos de comunicação no Lions, as revistas "The Lion - Brasil Sudeste", que registra as atividades feitas no Distrito LC e a "The Lion", que enfoca as ações dos Distritos LA, LB e LD, mostram o cenário nacional e observa-se que inexistem manifestações acerca dos resultados obtidos pelos Poderes Executivo e Legislativo.
Isso não acontece em relação ao Poder Judiciário que, por diversas vezes, analisa o desempenho de Juízes, Desembargadores e Ministros dos Tribunais Superiores, concedendo-lhes justas homenagens.
A principal causa da omissão dos Clubes de Lions na avaliação política decorre de uma interpretação equivocada de outro objetivo de Lions - o quinto - que assim diz:
"Promover um fórum para livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos sócios no Clube".
O Lions não pode se omitir em importantes momentos do Brasil. Para que exista um bom governo a Nação tem que se manifestar, através de todos os setores organizados, onde o Lions Clube se insere.
Debater amplamente o tema e propor soluções não é um dever dos Leões. É mais do que isso: é obrigação. Do contrário estaremos descumprindo frontalmente os Objetivos e o Código de Ética que diz devemos "ter sempre presente meus deveres de cidadão para com a minha localidade, meu Estado e meu País...".
CL João Roberto Moreira Alves
Acadêmico da ALAC - Academia de Letras, Artes e Ciências dos Lions Clubes (cadeira 29)
EGD do Distrito LC-1 -Ano Leonístico 1998/99)
Associado do Lions Clube Rio de Janeiro - Ilha do Governador (DLC-1)
E-mail: jrobertoalves@ipae.com.br


Obs.: Instrução Leonística proferida pelo CL Elves Sciarretta Carreira, Secretário, na reunião do dia 26 de janeiro de 2.010

Nenhum comentário:

Postar um comentário