domingo, 7 de fevereiro de 2010

TRABALHO NO LEONISMO


TRABALHO NO LEONISMO

O Lions é um clube de serviço desinteressado, onde o que conta é o verdadeiro companheirismo e os ideais leonísticos, que vivemos no dia a dia.
 No entanto, não podemos esquecer que entre seus associados as diferenças individuais existem e norteiam as aptidões, e, para tanto, várias opiniões devem ser abalizadas e várias opções de campanhas devem ser oferecidas.
Em reuniões, ou mesmo em contatos com presidente de diversos clubes, é fácil comprovar que o problema é sempre o mesmo: “Não se conseguir 100% de freqüência nas reuniões e campanhas, mesmo sendo elas de caráter beneficente, do mais alto sentimento filantrópico, humanitário e social”.
Temos certeza que nenhum Leão ou Domadora do clube contesta essa evidencia, mas as diferenças individuais existentes determinam ou justificam estas ausências. Um casal é especialista em organização de festas, outros em esportes, outros em vender rifas, outros em preparar atividades, outros são especialistas na cozinha, outros em escrever as correspondências e os informes, outros até trabalham em silêncio, praticando a caridade incógnita e sendo solidários em seu ideal de vida.
Um ponto importante em Lions, porém é que todos devem ser especialistas em COMPANHEIRISMO, em RESPEITO, em CONSIDERAÇÃO, NO IDEAL DE SERVIR. No leonismo não podemos é aceitar acomodação e ausências injustificadas. Não podemos compactuar com aqueles que acham usar o distintivo é o bastante para desfrutar o status de ser LEÃO.
Cabe aos dirigentes leonísticos analisar cada associado e descobrir suas aptidões, centrando ai a atividade leonística para que esse companheiro, companheira ou domadora desenvolva seu trabalho para a comunidade, respeitando a individualidade de cada um, a qual, se baseada na verdadeira filosofia do leonismo, fará de nosso clube, uma verdadeira família, trabalhando de maneira uniforme para o serviço desinteressado e para a prática salutar do companheirismo.
Dentro desse contexto, quando o clube realizar uma determinada campanha aonde a necessidade de colaboração não vem ao encontro das nossas aptidões individuais, é importante que de alguma maneira estejamos enquadrados no trabalho realizado. Também não podemos usar esta característica pessoal para não participar daquilo para o qual não tenhamos o dom desejado. Afinal, estar juntos, incentivar, acompanhar já é uma grande demonstração de leonismo.

Adaptado do texto “Motivação” do CL Antonio Douglas Zapolla do Lions Clube de Brodowski
http://www.instrucoesleonisticas.jor.br/instrucoes/20070402respeitar.php

 CL José Carlos Rodrigues
Secretário Adj. do Distrito LC-6
Mirassol - SP

josecarlos.rodrigues@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário