domingo, 17 de outubro de 2010

O PODER DO ASSOCIADO ANTIGO

O poder do Associado Antigo

“Os associados mais antigos têm o conhecimento inestimável e
 o discernimento de longos anos de serviço; são dedicados à
 perpetuação dos padrões e da imagem; pode-se confiar neles para
 a boa e completa execução de uma tarefa, sempre
que a tiverem aceito, se for uma função que vale a pena
e não apenas um gesto simbólico de respeitabilidade”.

Demiti-me do Lions quando me aposentei. Sou ex-presidente do meu clube. Durante longos anos fui muito ativo, mas nos últimos anos o clube parecia que não precisava mais de mim, parecia ter chegado a hora de deixá-lo. Agora, de certo modo, desejaria que não  o tivesse feito, mas, suponho, é tarde demais., contou-me o CL Paulo Roberto.
Sim, sou Leão, confidenciou o CL Luiz Pereira. Mas não faço mais grande coisa. Nunca me pedem nada e acho isso muito bom. Os  companheiros mais novos dirigem e fazem o trabalho, mais poder para eles. Já prestei bastante serviço, agora participo dos jantares e do companheirismo e isso é quase tudo. Meu clube não é mais como era antes, mas não me queixo, tive a minha vez.
Nós Servimos?Disse o CL Orlando Correia com um sorriso. Esse lema já significou muito para mim outrora. Não tanto agora, contudo sou Associado Privilegiado com a idéia de sinônimo de aposentado. Confidencialmente, estou um pouco envergonhado de mim mesmo, acho que é sobretudo culpa minha que não seja mais um bom Leão. Devo dizer, porém, que meu clube facilitou-me o não fazer coisa alguma.
Cada Lions Clube no distrito necessita de ajuda para alcançar seu pleno potencial e ao mesmo tempo, em toda parte, possui um tremendo recurso que é largamente negligenciado: seus associados aposentados de suas empresas e profissões e freqüentemente dispensados do serviço ativo também em seus clubes que, quando utilizam seus recursos, na maioria das vezes só o fazem em parte e muito timidamente.
Estes Companheiros, muitos deles privilegiados falam que serviram durante seu período e que chegou a hora dos associados mais novos assumirem e executarem suas tarefas, que os associados mais antigos não desejam impor suas opiniões sobre a política e programas dos clubes.
Porém, este é o outro lado da moeda. Os associados mais antigos têm o conhecimento inestimável e o discernimento de longos anos de serviço; são dedicados à perpetuação dos padrões e da imagem; pode-se confiar neles para a boa e completa execução de uma tarefa, sempre que a tiverem aceito, se for uma função que vale a pena e não apenas um gesto simbólico de respeitabilidade.
Os Leões mais velhos, como pessoas de mais idade em geral, não estão mental e fisicamente acabados. Este é um conceito antiquado. Considerem-nos e tratem-nos como vigorosos, vivos e ávidos para o ideal de servir.
O associado mais antigo poderá não se apresentar voluntariamente para o trabalho, porém tem uma atormentada necessidade de ser solicitado para trabalhar.
Se tiverem em seus clubes associados mais antigos que podem proporcionar-lhes “quilometragem adicional”, tornem felizes seus clubes e aqueles associados recolocando-os no trabalho. Explorem estas possibilidades:
·            Quantos associados “inertes” há em seu clube?
·            Quais são seus interesses, suas habilidades e seus potenciais para servir?
·            Vocês homenageiam anualmente ex-presidentes (mesmo que não estejam mais no clube)?
·            Vocês realçam os pontos mais expressivos no passado do clube, identificando-os com os associados mais antigos que os alcançaram?
·            Associados mais antigos que tinham grande vigor e que ainda conservam boa parte do mesmo são utilizados para que se faça o máximo em sua comunidade?
·            Quais programas atuais do seu clube se prestam melhor para terem como Presidentes de Comissão cabeças e corações mais velhos, particularmente onde seria de vantagem nítida haver mais tempo disponível para dedicar ao serviço?
·            Poderia uma espécie de Conselho Consultivo de Leões Jubas Largas beneficiar a política e os programas de seu clube?
·            A criação de uma Comissão de Reintegração de Ex-associados não poderia trazer de volta ao Movimento Leonístico estes valorosos companheiros ?
A carga de trabalho de Lions se expande a cada novo programa, a cada nova meta. Seu ideal de servir literalmente não tem limite. Nesse serviço todos os Leões estão comprometidos e o tremendo potencial de recursos dos associados mais antigos de Lions, de todas as idades, não deve ser negligenciado. Assim, cada clube e cada leão se beneficiará.
Não subestimem o valor dos associados antigos dos seus clubes.

CL Paulo Fernando Silvestre

Membro da Escola de Formação de Líderes do DLC-2
Editor do Site de Instruções Leonísticas – www.instrucoesleonisticas.jor.br
Assessor de Instruções Leonísticas da confraria APLIONS (Apaixonados por Lions)
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário